sexta-feira, 5 de março de 2010

Proposta do Grupo dos 300 ;)



SEMANA DAS LINGUAS
PROPOSTA DE PORTUGUÊS 
(resultado da reunião de 3 de Março)

Dia : 4ª feira do Desporto escolar
Hora: 9.50h – 11.30h

Local: campo de cima, salas 3, 7 (quadro interactivo) e Tec 1
 Sala de sessões – local da apresentação dos trabalhos

1. Abrir inscrições
2. Desenvolvimento da actividade: apenas os alunos inscritos participam em equipas de 6 a 10 ; os restantes alunos permanecem nas salas com os seus professores; Os professores do departamento estão ao serviço da actividade, pelo que os seus alunos continuam com eles, a participar dos trabalhos.

Actividades:
             
  1. No campo ou na sala de sessões ( a definir) os alunos recebem informações sobre as diferentes actividades e organizam-se para saber quem faz o quê.
  2. Escolha de um monumento de cada uma das cidades, a partir de uma actividade no quadro interactivo; (fazer uma pasta com imagens e identificação dos monumentos).
  3. Na TEC 2, os alunos vão descobrir informações na NET acerca do monumento – resposta a um guião; preenchimento de um texto lacunar ou outro a decidir, as 3 línguas)
    1. Ano de construção
    2. Quem construiu ou quem mandou construir
    3. Altura / área
    4. MoradaApresentação de um poema sobre cada uma das cidades ( leitura expressiva; rap, musicado, etc)
4.  Apresentação de um poema sobre cada uma das cidades ( leitura expressiva; rap, musicado, etc)

5.  Canção Frère Jacques nas 3 línguas.

  1. Apresentação dos trabalhos na sala de sessões

Obs: As turmas de 9º ano não participam na actividade

Sugestões? Dúvidas? É só 'dizer' aqui nos comentários ;)

4 comentários:

DêPê disse...

Como saí da reunião mais cedo, não tenho a certeza se percebi bem isto: o guião desta proposta é um guião único para as 3 línguas ou é só do Português? Pergunto isto só para lembrar que a T.S. já tinha feito um guião para o Inglês que pode ser agora adaptado/integrado na nova proposta, ou não?...

Graça disse...

claro que sim. Esta é a proposta do POrts para ser adaptada depois pelas 3 línguas.
A Elma vai marcar reunião para tratarmos disto. Temos de pensar numa proposta conjunta.

Outra coisa: Fiquei de verificar quem tinha actividades para estes dias. É o Departamento de ciencias exactas e tecnologias e vão ocupar a sala de sessões (NÃO PODEMOS CONTAR COM ELA) e as salas 10 e 11

TS disse...

Uma das versões em Inglês de Frère Jacques (a mais conhecida):

Are you sleeping? Are you sleeping?
Brother John, Brother John.
Morning bells are ringing,
Morning bells are ringing.
Ding, dang, dong,
Ding, dang, dong.

Quanto às perguntas que sugeri, não passam disso mesmo, uma sugestão. Como não recebi ainda comentários do grupo 330, vou esperar que se manifestem...

Parece-me que se a apresentação para o QIM conjugasse imagens e palavras chave conseguiríamos mais abrangência. Poderiam também ser incluidos outros temas (além dos monumentos): músicas, eventos, tradições... O que acham?

DêPê disse...

Concordo: dessa apresentação inicial vai depender muito a motivação para fazer as restantes actividades, por isso, se ela conjugar outras formas de expressão, para além da imagem, conseguirá melhor esse objectivos (de motivação + escolha do monumento/personalidade/tradições etc e início dos trabalhos)