sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Trabalhos dos alunos

Caros colegas,
vamos ou não postar textos dos alunos neste blogue? É uma das nossas actividades do PAE, não é? Em caso afirmativo, perguntamos-lhes se querem usar pseudónimo ou a sua identidade?
Digam qualquer coisa, pois já tenho alguns textos bastante criativos (embora na mão dos alunos); a propósito: divulgamos só os melhores? Não poderíamos seleccionar excertos de outros não tão bons e postá-los? Os autores ficariam orgulhosos e motivados para fazer melhor, não acham?

12 comentários:

DêPê disse...

Eu digo logo Yes ;)
Amanhã adapto este blogue para começar a receber trabalhos de alunos, mas agradecia algumas sugestões ou mesmo 'mãos no blogue' e cada um vai mudando o que achar... Por exemplo, título? cores? deixamos ou limpamos os postes anteriores? Ou será preferível este blogue ficar para o Grupo 300 e criarmos um de raiz para receber trabalhos de alunos?

DêPê disse...

Talvez melhor pseudónimos (aquilo que eles conhecem melhor por nick ;) E em relação à selecção, também concordo que é preferível divulgar o maior número possível, mesmo que seja apenas um excerto.

agapê disse...

Talvez seja preferível um blogue só para os textos deles; até podemos pedir-lhes sugestões para o nome; amanhã vou tratar disso: nicks e nome do blogue; se quiserem usar o próprio nome, deixamos?

DêPê disse...

Boa ideia a de conversar com os alunos sobre o nome do blogue (já agora, não te importas de perguntar ao tal aluno do 6º2 se autoriza que eu coloque um link para o blogue dele no blogue da escola... nunca cheguei a confirmar isso :(
Sobre os nicks ou nomes, se fizerem questão de usar o nome, acho que sim, ok, desde que os textos não incluam informação 'sensível' (moradas, telemóveis, ou outra forma de serem 'encontrados' fora da escola).
PS: suponho que será bom sugerir que, se quiserem, podem associar imagens, links ou filmes aos textos ou isto só numa fase posterior?

agapê disse...

Pelo comentário anterior, parto do princípio que serão os alunos a postar os próprios textos... pensei que íamos seguir o exemplo da Fernandinha; isso quer dizer que haverá sempre um trabalho de melhoramento de texto (mais de que uma vez, tenho a certeza) até que eles possam ser publicados... como estratégia pedagógica acho ótipmo, tanto mais que nem sempre temos tempo para o melhoramento, mas o processo fica mais demorado e temos de pensar no caso dos alunos sem computador ou sem NET...

O aluno já disse que autorizava, eu já to tinha dito (não é só a minha cabeça que rejeita ou arquiva mal a informação... lol)

Não achas melhor mandar (outra vez) uma mensagem ao grupo para visitarem este blogue? Assim recolhíamos sugestões e poupávamos tempo...

DêPê disse...

Eu estava a pensar num blogue do Grupo 300 para publicar trabalhos de alunos, seguindo o exemplo da Fernandinha: os textos melhorados antes da publicação, não é preferível assim nesta fase?

A minha cabeça não arquivou o endereço do tal blogue do aluno :( e a tua? ainda te lembras? ;)

Vou mandar agora o email para todos...

agapê disse...

Como falaste em links e imagens, pensei que seriam eles a postar... OK

Sorry, mas nem do meu nº de BI me lembro... vou pedir outra vez, mas desconfio que ele já não acredita muito em nós... lol

Jortas disse...

Gostei do nome Blog dos 300.
Já não se usa, mas é interessante!

DêPê disse...

Agapê: nunca se sabe, pode acontecer algum aluno sugerir juntar uma imagem, link, etc... Pode-se sugerir que entreguem numa pen ou mandem por email...
Jortas: eu queria dizer Grupo 300 :(

Leonor disse...

Que era de mim sem vocês, amigos?

1º - obrigada pela lembrança. A minha cabeça está pior que a vossa: está com muita coisa!
2º - acho que devíamos publicar os trabalhos, o maior número possível, só que tínhamos de abrir o blog aos miúdos, verdade?
3º - será melhor 2 blogs: um para os trabalhos e outro para o grupo ( Acho giro o blog dos 300 para o nosso)?
4º A ideia do mail é interessante,não sei se resulta com os meus. Dei-lhes o meu ebf para mandarem os textos se quisessem, mas nenhum usou.
5º amanhã vou falar com os miudos sobre isto de publicar.
6º Muitos beijos. Não mereço ser delegada de gente como vocês!!!

DêPê disse...

Nós não queremos outra delegada, só te queremos a ti ;)
Não é preciso abrir ainda o blogue aos alunos, na fase inicial tratamos nós e futuramente decidimos se alteramos ou não as regras...
Este blogue passou a Blogue dos 300 :)
Vou agora criar um blogue para os trabalhos dos alunos: falem com eles sff para sugerirem títulos...

DêPê disse...

A minha proposta é avançar com calma (hei-de morrer assim, cuidadosa ;)

O blogue para publicar os trabalhos dos alunos está em
http://grupo300.blogspot.com/

Se tiverem tempo, podiam falar aos alunos, dar o endereço do blogue e pedir sugestões (título ou outras).

Todos nós ficamos como administradores, assim podemos todos mudar o que quisermos no blogue, publicar trabalhos dos alunos e corrigir as gralhas uns dos outros ;)

PS: as moradas dos blogues estão trocadas: a morada do Blog dos 300 devia ser o do blogue para os trabalhos dos alunos e vice-versa... mas agora não tenho forças para endireitar esse pequeno pormenor...